Para todos os grupos de adolescentes do 7º ao 10 ano da catequese da diocese de Leiria-Fátima

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aconteceu o "Ganda Família"


Ainda não eram 9h e já os grupos de adolescentes começavam a chegar ao Parque da Cerca, na Marinha Grande, para viver o ENDIAD – “Ganda Família”, integrado na Festa das Famílias que a diocese celebrou no passado domingo, dia 17 de maio.

Depois de confirmar a presença e receber os materiais necessários, começaram a juntar-se junto ao palco onde decorreu a abertura com a palavra do Sr. Bispo e uma apresentação pelo grupo TASE que enquadrou os participantes na temática da atividade: Jesus que, aos 12 anos, fica no Templo de Jerusalém, entre os Doutores.

E foi entre os “Doutores” que os cerca de 1270 adolescentes, provenientes de 40 paróquias, em 159 grupos, acompanhados por cerca de 250 catequistas, passaram a manhã. Percorrendo os 10 ateliês das nove vigararias da Diocese e o da Pastoral Familiar, tiveram a oportunidade de jogar, refletir, partilhar, de se divertir e aprender com a partilha da reflexão feita ao longo do ano sobre as questões da família, dos seus valores e da relação e participação na sociedade e na Igreja.

A manhã terminou com o reencontro de Jesus com a sua família e o “Ganda Almoço”, mas o sol intenso que brilhou durante todo o dia fez com que as sombras fossem mais requisitadas do que as mesas.

Deixando livres os ateliês para que pudessem ser vividos pelas famílias, os grupos, após uma última apresentação teatral, partiram com o “Mapa de Nazaré” à descoberta da sabedoria, estatura e graça em que Jesus crescia e em que também hoje se cresce em família. Um desafio grande, sobretudo quando se tornou necessário decifrar códigos ou descobrir pistas… Mas cada grupo fez o possível!

Um desafio final foi dado a cada grupo: escrever uma mensagem com o que de mais significativo tinham vivido e aprendido sobre a família, para partilhar na Eucaristia com que encerrou a Festa das Famílias e o ENDIAD. Mas também um desafio pessoal: escrever um postal aos pais procurando agradecer e valorizar a alegria e beleza de ser e viver em família. Na Eucaristia, o Sr. Bispo dirigiu uma palavra particular aos adolescentes incentivando-os a apreciar os valores que aprendem e vivem em família, convidando-os a ter o amor como a principal força da família e que eles (os filhos) são o primeiro sinal desse amor. E a todos os presentes sublinhou que os adolescentes e jovens são muito melhores do que muitas vezes se quer fazer passar: sinal disso mesmo era a presença de tantos nesta Festa.

E foi em clima de festa, com a partilha de um grande bolo, que terminou a Festa das Famílias e o ENDIAD. Um dia cheio, cansativo pelo sol intenso, desafiante, mas que valeu a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário