Para todos os grupos de adolescentes do 7º ao 10 ano da catequese da diocese de Leiria-Fátima

Festa das Famílias

Cerca de 4.000 diocesanos celebraram a família: G'anda Festa!

Categoria: Notícias (in: Diocese de Leiria-Fátima)
Criado em 19-05-2015
© LMFerraz
Ao raiar do sol, na manhã domingueira de 17 de maio, a Marinha Grande começa a registar um movimento fora do usual. Convergindo para o Parque da Cerca, centenas de viaturas parecem procurar o destino das praias, natural para o calor que já se adivinhava para este dia. Mas não, o estacionamento faz-se mesmo ali, esgotando rapidamente nas redondezas do parque. Era a grande Festa das Famílias, organizada pela diocese de Leiria-Fátima como culminar de dois anos dedicados a este tema pastoral.

Multidão de adolescentes à procura da família
A maioria dos madrugadores são adolescentes, entre os 14 e os 16 anos, frequentadores do 7.º ao 10.º ano de catequese. Vindos de 40 das 75 paróquias da Diocese, são ao todo cerca de 1.270 os que participam no ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes, acompanhados por 250 catequistas e animadores. O tema “G'anda Família” diz o principal do que se vai passar.
Feito o registo dos 159 grupos, pelas 10h00, é o Bispo diocesano, D. António Marto, quem dá as boas-vindas a todos: “É uma alegria ver-vos aqui”. Como o dia soalheiro, o sorriso do Pastor aponta o ambiente de festa que deseja para esta jornada e sublinha que “a alegria e a beleza da família” é um valor humano, mas também cristão, que é preciso celebrar. Porque, “apesar das notícias destacarem os maus exemplos, a maioria das crianças, jovens e adultos das nossas famílias são bons e belos, como prova a vossa presença numerosa neste parque”.
Uma cena no palco, pelo TASE – Teatro de Animação de Santa Eufémia, dá o mote para a atividade. Jesus, pelos seus 12 anos, foi em peregrinação ao templo de Jerusalém com a família. Na confusão das multidões, perdeu-se por lá e só ao fim de três dias os pais O encontraram. Estava à conversa com os doutores da lei, a aprender e a surpreendê-los com a sua sabedoria.
Como Jesus, também estes adolescentes iriam “perder-se” entre a multidão, à procura da família, ou melhor, dos problemas e dificuldades, dos valores e riquezas, das respostas a dar para a construção de famílias felizes. Pelo parque, dez “doutores da lei” – campos de jogos temáticos – estavam à sua espera, organizados pelas nove vigararias e pelo Departamento Diocesano de Pastoral Familiar. Em cada um, o convite à experiência e à descoberta de saber, para responder à questão “o que vivi e aprendi”.
Mas Jesus encontrou a família e voltou com ela para casa, em Nazaré, continuando o seu crescimento em “estatura, sabedoria e graça”. Também aqui, o almoço foi o momento de encontro e convívio com a família, com muitos pais e irmãos a juntarem-se à festa. A tarde seria para um jogo de pistas pela cidade vidreira, à procura de respostas sobre como crescer em todas as vertentes da vida humana e espiritual, como Jesus.

Multidão de famílias à procura de Deus
Não foram só os adolescentes que madrugaram. Desde os primeiros raios do sol escaldante, crianças, pais, avós foram enchendo o coração da Marinha Grande. Talvez pelo calor, não foram mais de duas dezenas os que optaram pelo passeio de bicicleta, enquanto uma centena assistia ao filme “Um sonho possível”, no fresquinho do Teatro Stephens. Muitos mais eram os que aproveitavam, no mesmo edifício, para a visita gratuita ao Museu do Vidro, ou passeavam pelos jardins da cidade. Com o aproximar do meio-dia, a tarefa comum foi encontrar uma sombra onde estender a manta, que o clima não estava convidativo a aproveitar as mesas no centro do parque.
Enquanto os mais novos “cresciam em estatura, sabedoria e graça” no jogo da tarde, foi a vez dos restantes irem aos “doutores da lei” espalhados pelo parque, testar os seus conhecimentos e vivências familiares. Até que chegou o ponto alto do dia, a celebração eucarística, onde se terá registado a maior multidão, calculada em cerca de 4.000 pessoas.
“Todos nós somos a festa, vós é que fizestes a festa”, repetiu o Bispo diocesano na homilia, com emocionada alegria. E também Jesus, cuja ascensão ao céu era relatada no Evangelho deste domingo: “Ele não fica separado de nós, permanece no seu amor, na sua Palavra, acompanha-nos no caminho, levanta-nos quando caímos, está também como convidado de honra nesta festa!”.
Durante o dia, todos procuraram respostas para a felicidade da vida em família. D. António Marto resumiu a solução: “O amor é o segredo; se falta o amor, falta a alegria, falta a festa. E Jesus é a fonte inesgotável do amor que alimenta o nosso viver humano”. Nessa linha, “a família mais bela é a que sabe comunicar a beleza e a riqueza do amor de Cristo no quotidiano, no concreto da vida”.
E porque não há “famílias perfeitas”, temos todos o “imperativo de cuidar delas”, pois isso é “cuidar do futuro”, tal como é imperativo “testemunhar e levar a todos o Evangelho da família feliz”.
Na celebração participaram e renovaram os seus votos os casais, religiosos e padres jubilários (ver abaixo). A eles, o Bispo diocesano agradeceu o testemunho de fidelidade à vocação, sublinhando a importância desse exemplo para os mais novos se abrirem sem medo ao chamamento de Deus, cada um conforme a sua vocação, pois “é belo constituir família, é belo ser padre, é belo ser irmã ou irmão consagrado”.
E como em qualquer festa, não faltou o bolo. Mais precisamente, 50 quilos de pão-de-ló oferecidos por padarias e pastelarias de toda a Diocese, que serviram para uma despedida doce daquele final de tarde quente.

2015-05-19 festa familias3

Jubileu das Vocações

Uma das iniciativas que integrou a Festa das Famílias foi o Jubileu das Vocações, para o qual o Bispo diocesano tem convidado, anualmente, os casais, religiosos e padres que celebram os 25, 50 e 60 anos de matrimónio, consagração ou sacerdócio. Este ano, de 19 paróquias, vieram 40 casais, 6 religiosas, duas consagradas seculares e 3 padres diocesanos. Um dos casais e uma das religiosas, a celebrarem os 75 anos de vocação!
Um momento de “alegria e partilha de vida rica”, como considerou D. António Marto, na abertura da sessão, no Teatro Stephens, ao início da tarde. Cada vocação é chamamento e dom de Deus e é na sua diversidade que se manifesta a “beleza da Igreja”, pelo que os parabéns aos jubilários são também os “parabéns a Deus”. Os testemunhos que se seguiram manifestaram isso mesmo: a diversidade de respostas e o factor comum de gratidão a Deus pelos dons recebidos.
Elisa e João casaram há 50 anos. Recordam ainda vivamente o momento em que se conheceram e se enamoraram. A fé em comum ajudou a consolidar o amor e é um dos segredos para a felicidade que se manteve durante meio século. “Conversamos regularmente sobre o que gostamos e não gostamos em nós e rezamos juntos”, referiu o casal de “eternos namorados” que se afirma “alegre e feliz na ternura dos 70”.
Também a irmã Maria da Trindade Machado, a consagrada secular Maria José Carvalho e o padre Augusto Gonçalves testemunharam a importância da fé vivida em família, desde a infância, como um dos factores que contribuíram para a decisão de dizerem “sim” ao chamamento de Deus. E, claro, a certeza de que “é Deus que chama e que nos prende”, para poderem afirmar-se “felizes” hoje, após todos estes anos de fidelidade a essa vocação, na diversidade de serviços que têm prestado à sua Igreja e na sociedade.

2015-05-19 festa familias4

Receção ao Bispo na Câmara

À margem do programa, o Município da Marinha Grande ofereceu uma receção ao Bispo diocesano, nos Paços do Concelho, ao início da manhã.
Álvaro Pereira, presidente da autarquia, manifestou o seu contentamento pela escolha do local para a Festa das Famílias, acolhendo-a “de braços abertos”. Apontando o dedo a diversas “políticas contra as famílias, que não ajudam a construir uma sociedade saudável”, o autarca reconheceu o papel da Igreja, nomeadamente, pela ação das suas paróquias e instituições de solidariedade social – que convidou para a sessão. “Sem essa ajuda, muitas realidades seriam bem mais dramáticas”, enfatizou, defendendo a “união de todos na defesa das famílias, independentemente das motivações, das cores políticas ou das crenças religiosas”.
Também D. António Marto lembrou que “a família é um bem público para toda a sociedade” e “demonstrou isso mesmo na solidariedade inter-familiar e inter-geracional no contexto de crise que vivemos”. Referindo que “se a família dá tanto à sociedade, também esta lhe é devedora, como primeira escola de humanidade, de virtudes sociais e de fraternidade que é”, terminou a concordar com o anfitrião da edilidade: “dêmos as mãos na defesa das famílias, para garantia de uma sociedade mais justa, humana e bela”.
No final, Álvaro Pereira ofereceu a D. António duas belas peças feitas do vidro da sua cidade, um cálice e uma taça. O Bispo agradeceu e garantiu que seriam estreadas na Missa dessa tarde. E foram.
Luís Miguel Ferraz | Presente Leiria-Fátima

______________________________


Diocese organiza "Festa das Famílias" na Marinha Grande a 17 de maio

Categoria: Notícias
Criado em 08-05-2015
A coroar o biénio de atividades pastorais à volta da família como “comunidade de fé, de amor e de vida”, a diocese de Leiria-Fátima vai realizar uma grande Festa das Famílias, no domingo 17 de maio, na Marinha Grande, tendo como epicentro o Parque da Cerca.
O objetivo é que as pessoas experimentem e testemunhem “a beleza e a alegria de viver em família”, título sugestivo dado por D. António Marto à carta pastoral com que convocava todos os fiéis a “redescobrirem o dom do amor, do matrimónio e da família”. E agora, é o próprio Bispo quem convida, em primeira pessoa, todos os diocesanos para a festa.
O acontecimento envolverá todos os membros da família (avós, pais, filhos, netos...), tanto nos diversos ateliers com jogos temáticos instalados no parque, com em outras propostas deanimação, cultura e convívio.
Mas haverá alguns destinatários privilegiados. É o caso dos adolescentes do 7.º aos 10.º ano de catequese, convidados a participar no ENDIAD, com o tema "Ganda Família", organizado pelo Serviço Diocesano da Catequese. É também o caso dos casais, religiosos e sacerdotes que celebram este ano o jubileu dos 25, 50 ou 60 anos da sua vocação ao matrimónio, à vida consagrada ou ao sacerdócio.
  

Programa

09h00 – Sessão de abertura no Parque da Cerca
09h30 – Início de atividades
• ENDIAD no Parque da Cerca
• Visitas ao Museu do Vidro (grátis)
• Filme “Um sonho possível” no Teatro Stephens
• Passeio de bicicleta em família
12h30 – Almoço partilhado no Parque da Cerca
14h00 – Continuação de atividades
• ENDIAD pela cidade
• Jogos para famílias no Parque da Cerca
• Jubileu das Vocações no Teatro Stephens
16h30 – Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano no Parque da Cerca
18h00 – Encerramento

Indicações práticas

• ESTACIONAMENTO (ver Mapa) – Os autocarros deixam as pessoas junto ao Parque da Cerca e vão estacionar junto ao estádio municipal, na estrada da Nazaré.
• CHEGADA – Adolescentes e famílias dirigem-se ao local do check in, na lateral do Parque. Aí receberão o guião com toda a informação.
• FAMÍLIAS – Durante a manhã, podem optar por uma das seguintes atividades: 1) filme no Teatro Stephens, 2) Museu do Vidro na Praça Stephens ou 3) passeio de bicicleta. As que optarem pelo passeio devem levar consigo as bicicletas e todos os meios para uma circulação segura. A atividade está pensada para todas as idades.
• ALMOÇO – As famílias podem levar o almoço para o Parque, em vez de o deixar no carro. No check in ser-lhes-á indicado um local seguro próximo, onde tudo será identificado e guardado até à hora do almoço.
• ÁGUA POTÁVEL – Haverá água potável disponível no Parque. Não haverá postos de venda de comida nem de bebidas.
• SOMBRAS – O Parque não tem sombras. É conveniente levar as proteções necessárias.
• EUCARISTIA AO AR LIVRE – A Festa das Famílias termina com a celebração da Eucaristia no Parque. Todos devem levar forma de se acomodar devidamente.

Alguns textos e materiais produzidos

Cartaz

Notícias dos encontros vicariais

_____________________________________


Festa das Famílias na Marinha Grande a 17 de Maio


A coroar o biénio de atividades pastorais à volta da família como “comunidade de fé, de amor e de vida”, a diocese de Leiria-Fátima vai realizar a festa das famílias no domingo 17 de maio.

O objetivo é que as pessoas experimentem e testemunhem “a beleza e a alegria de viver em família”, título sugestivo dado por D. António Marto à carta pastoral com que convocava todos os fiéis a redescobrirem o dom do amor, do matrimónio e da família e a cuidarem deles.

O local escolhido é a cidade da Marinha Grande, decorrendo as principais atividades no Parque da Cerca, com autorização da autarquia. Mas haverá mais em vários locais da cidade.

O acontecimento envolverá as famílias com pais e filhos, os adolescentes, convidados a participar num encontro especialmente preparado para eles pelo Serviço Diocesano da Catequese, os casais, as religiosas e religiosos e os sacerdotes que, em 2015, celebram o jubileu da sua vocação ao matrimónio, à vida consagrada e ao sacerdócio (25, 50 e 60 anos).

O programa incluirá, de manhã, animação musical e atividades várias: oficinas para adolescentes e visitas a museus, possivelmente um filme para crianças, passeio de bicicleta, momento de oração e outras propostas para a família (pais e filhos), que se juntam num almoço partilhado e de convívio. 

De tarde, haverá animação musical, os adolescentes terão um jogo de cidade e as famílias poderão visitar as oficinas dinâmicas (ateliês) sobre várias facetas da missão da família na Igreja e na sociedade. Oficinas essas visitadas pelos adolescentes na parte da manhã, durante a sua atividade. Haverá um encontro de apresentação e testemunho para quantos celebram o jubileu da sua vocação. 

A coroar o encontro realizar-se-á a celebração festiva da Eucaristia, sob a presidência do bispo diocesano, D. António Marto.

A cada paróquia chegarão em breve informações sobre esta festa. Também o jornal Presente irá dando mais notícias sobre este grande evento da Diocese.

in: Presente Leiria-Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário